MIGUEL OLIVEIRA
Portugal
Miguel Oliveira foi admitido no Conservatório de Música do Porto em 1993, onde concluiu o 8º grau do curso de piano nas classes dos professores Constantin Sandu e Eduardo Resende.
É licenciado em composição pela Universidade de Aveiro, com média final de 17 valores, tendo trabalhado com os professores Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Evgueni Zoudilkine, Sara Carvalho, entre outros.
Participa regularmente em vários concertos, apresentando-se a solo e em agrupamentos de Música de Câmara em várias cidades do país. Foi pianista co-repetidor do Círculo Portuense de Ópera, do Coro da Universidade de Aveiro e frequentemente acompanha também muitos outros coros. Desde 2001 é organista do Coro de S. Tarcísio. Como pianista acompanhador é também de salientar o seu trabalho regular com algumas dezenas de escolas de dança, trabalhando em todas elas para a Royal Academy of Dance e para a Imperial Society of Teachers of Dancing.
Frequentou diversos cusros de aperfeiçoamento, entre eles, o VI.º Curso Internacional de Música Barroca, masterclass de piano dirigido por Pedro Burmester e participou no seminário de Fenomenologia e Análise Musical orientado pelo maestro Camil Marinescu. Frequentou o Curso Internacional de Música do Porto onde estudou com a pianista italiana Laura Richaud e com o pianista romeno Constantin Niţu em 1999 e 2000, respectivamente. Em 2001 fez o curso de interpretação e técnica pianística com o pianista Uruguaio Carlos Cebro.
Actuou várias vezes em recitais de poesia, sendo de salientar o seu trabalho com escritores tais como Vasco Graça Moura, entre outros. De Março de 2000 até Maio de 2003 foi o pianista titular da Orquestra de Salão do Jardim Passos Manuel do Coliseu do Porto, a qual entre outras actividades actuou até Dezembro de 2001, durante um período de 3 anos, todas as terças e quintas-feiras, no programa Praça da Alegria, transmitido em directo pelo Canal 1 da RTP.
Foi o maestro titular dos musicais de Filipe La Féria: Música no Coração e Um violino no Telhado, no Teatro Rivoli. Em 2003, a convite da Câmara Municipal da Trofa estreou a sua primeira ópera: A Árvore dos Sonhos com libreto de Mário Moutinho e direcção musical de Kamen Goleminov. Foi director artístico do Clube Literário do Porto, desde a sua fundação durante seis anos.
É coordenador pedagógico da Academia de Música de Costa Cabral.